Ducati 1199 Panigale 2012

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ducati 1199 Panigale 2012

Mensagem por Kuhn em Ter Nov 08, 2011 10:44 pm

A próxima geração de superbikes da Ducati já saiu da cartola, é a nova Panigale 1199 e é referido como o mais ambicioso projecto na história da Ducati. Toda a pesquisa e desenvolvimento que os engenheiros aperfeiçoaram ao longo destes anos nas motas de pista foram aplicados na nova Panigale.



Tudo foi redesenhado para levar ao extremo o factor peso-potencia, para não falar do novo motor que vai trazer um novo conceito aos amantes de track-days, as suspensões também sofreram alterações inovadoras.



O seu aspecto único e compacto é inconfundível, faz com que as suas rivais japonesas pareçam brinquedos ao lado desta obra de arte. Um dos factores que favorece bastante o seu aspecto é os médios constituídos por leds corridos por reflectores que lhe dá um ar moderno, na traseira também tem novos faróis compostos por led que mais parece dois bumerangues.





Os escapes foram “esculpidos” para combinar com o corpo da moto. Outra das novas características da Panigale é o deslocamento do amortecedor traseiro Ohlins TTX36 (com ajuste) que foi montado quase na horizontal num dos lados da moto. O motor é uma parte envolvente do chassi projectado especificamente para este modelo. A suspensão da frente apresenta um novo padrão, garfo Marzocchi de 50 mm, que utiliza um sistema pressurizado para diminuir a quantidade de óleo, consequentemente ajuda a diminuir o peso do conjunto. O novo quadro monocoque de alumínio ajuda a diminuir o numero de peças necessárias, diminuindo e seu peso. O sub-quadro traseiro é construído em magnésio. A 1199 também conta com um amortecedor de direcção ajustável.



Chegando á principal questão o famoso motor da Ducati L-Twin foi redesenhado quase de raiz para a nova Panigale. O motor de dois cilindros 1199cc possui apenas um punhado de peças herdadas da versão antiga. Tudo o resto é novo, por exemplo pela primeira vez a Ducati usou a transmissão por corrente ao contrário das versões anteriores, a transferência de potência para a caixa de velocidades agora é feita por uma corrente de transmissão. O “Super” motor debita agora 195CV ás 10750 rpm com um Binário de 133 Nm, o que põe a BMW S1000RR de fora como a Superbike mais potente de série.



A Panigale 1199 é considerada como a Superbike mais sofisticada que a Ducati já produziu, a moto vem com ABS, controlo de tracção Ducati (DCT), controlo electrónico da suspensão, Ducati Quick-Shift (DQS), Ducati Control Engine (EBC), além do novo sistema ride-by-wire que garante uma melhor “comunicação” entre o homem e a maquina.

Pessoalmente acho que esta mota foi o grito de muitas gerações para alcançar a perfeição, e hoje esse sonho tornou-se realidade, só não vou a correr ao stand da Ducati comprar uma porque a crise não deixa What a Face

Pedro Kuhn

Com agradecimentos á Ducati por nos facultar as informações técnicas.
avatar
Kuhn

Data de inscrição : 27/05/2011
Idade : 37
Localização : Almada

Ver perfil do usuário http://www.motogportugal.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ducati 1199 Panigale 2012

Mensagem por Maeve em Qua Nov 09, 2011 9:14 am

É isto que acontece quando a paixão e a tecnologia se encontram! Very Happy

avatar
Maeve

Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 40

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ducati 1199 Panigale 2012

Mensagem por Krux em Sab Nov 12, 2011 11:32 am

--- Ganda motão, não me importava nada ter uma lá em casa... Twisted Evil
avatar
Krux

Data de inscrição : 29/05/2011
Idade : 42
Localização : Lisboa/Paços de Ferreira

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ducati 1199 Panigale 2012

Mensagem por CBR666 em Sab Nov 12, 2011 2:56 pm

Uma obra de arte com duas rodas...
avatar
CBR666

Data de inscrição : 22/06/2011
Idade : 32
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/Oficina.L.L.Motors

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ducati 1199 Panigale 2012

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum